Quem somos ?

Todas as nossas soluções

Pesquisa

A origem de Solupêche : uma parceria entre o CNPMEM e a OFB

Solupêche nasceu de um acordo de parceria entre o CNPMEM (Comité Nacional das Pescas Marítimas e dos Altos Marins) e o OFB (Office Français de la Biodiversité).

O acordo resulta da vontade de associar os profissionais da pesca à aplicação das políticas públicas marítimas em matéria de ambiente, nomeadamente através de acções de educação, formação e informação.

O CNPMEM é uma organização profissional de direito privado com missões de serviço público, que reúne todos os pescadores profissionais e aquicultores marinhos. Representa e defende os seus interesses gerais junto das autoridades públicas nacionais e europeias e participa na gestão dos recursos haliêuticos no âmbito de uma pesca responsável e de um desenvolvimento sustentável.

O OFB é um organismo público administrativo, criado pela lei n.º 2019-773 de 24 de Julho de 2019, sob a dupla autoridade dos ministérios do ambiente e da agricultura, que foi criado para proteger e restaurar a biodiversidade. A sua missão é apoiar a implementação de políticas públicas nos domínios do conhecimento, preservação, gestão e recuperação da biodiversidade em ambientes terrestres, aquáticos e marinhos. Apoia os actores públicos, mas também trabalha em estreita parceria com os actores socioeconómicos. Pretende igualmente chegar ao público e mobilizar os cidadãos para acções de protecção da biodiversidade.

Um dos objectivos desta parceria é desenvolver uma plataforma de informação em linha para os profissionais :

Solupêche : Uma plataforma para limitar as interacções da pesca com habitats e espécies sensíveis.

A Solupêche apresenta soluções existentes ou em desenvolvimento, bem como sugestões de práticas virtuosas em termos de limitação das capturas acidentais ou de limitação das interacções com os ambientes/habitats : descrição dos dispositivos, instalação, implementação, eficácia, manutenção, onde comprar os equipamentos, etc. Esta plataforma está aberta e integrará todas as novas soluções que permitam aos profissionais exercer uma pesca sustentável, aplicando ferramentas e práticas cada vez mais protectoras da biodiversidade e do ambiente.